URGENTE: PAPA FRANCISCO AUTORIZA PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE CICERO ROMÃO


Juazeiro do Norte e toda nação romeira está em festa. Na manhã deste sábado (20), o bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., por ocasião da missa em sufrágio da morte do Pe. Cicero Romão, realizada mensalmente no largo da Capela do Socorro, anunciou que a Santa Sé, por meio do Dicastério para a Causa do Santos, com a anuência do Papa Francisco, autorizou o início do processo de Beatificação do "Santo do Nordeste". A notícia foi comemorada por milhares de romeiros de todo o Brasil que acompanharam a transmissão pelos meio de comunicação e por toda a multidão presente na celebração. O Pe. Cicero Romão, com esta decisão, recebe o título de "Servo de Deus" que marca o primeiro passo do processo para alguém tornar-se santo, reconhecido oficialmente pela Igreja Católica.


EM TEMPO


Ainda em dezembro de 2015, o então bispo do Crato, Dom Fernando Panico, alegrava a nação romeira quando do anúncio da "Reconciliação da Igreja com o 'Padim Ciço'". O longo documento assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolim, expressava o reconhecimento do Papa Francisco de todo o legado religioso e social deixado pelo Pe. Cicero Romão. "É inegável que o padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”, afirma o pontífice.


A partir daquele momento, a Igreja Católica reconhecia as romarias e a devoção popular como manifestações de fé, possibilitando a maior aproximação dos romeiros com a Igreja, por meio do sacerdote.


O ANÚNCIO


No vídeo a seguir é possível acompanhar o momento exato do anúncio feito pelo bispo Dom Magnus Henrique, na tradicional "Missa do Romeiro". Confira:

Fonte: CNBB/TV Web Mãe das Dores

Colaboração: PASCOM Assaré