
Com aproximadamente 100 pessoas entre agentes de pastorais, lideranças de comunidades, conselheiros e convidados, na manhã do último sábado (14) a paróquia realizou a Assembleia Paroquial 2023, com o tema: "Igreja sinodal: comunhão, participação e missão." O encontro, com a expressiva participação, marcou também o primeiro contato dos novos padres com todos os representantes das comunidades, pastorais e movimentos. Dentre as pautas, a apresentação da avaliação pastoral realizada dias antes, virtualmente, pelos participantes, a partir do método "FOFA" (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças); a elaboração do Calendário Paroquial Anual; e, orientações sobre a Administração Paroquial, cujo tema, fora abordado pelos padres, Fernandes José e Ranilson Belém, ecônomo e vice ecônomo da Diocese, respectivamente, e, pelo conselheiro diocesano, Ailton Guerreiro.
Na abordagem da avaliação pontos relevantes foram apresentados como desafios para a evangelização, tanto no âmbito interno como externo. Já para a elaboração do calendário paroquial, o pároco, Pe. José Ricardo, mencionou a importância de se ter planejado as atividades da paróquia, bem como, reforçou a necessidade de ser construído o Plano de Pastoral Paroquial. Ainda na sua fala, esclareceu o caráter comunitário dos sacramentos (Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio), alegando a importância de, como Igreja, aos poucos, todos irem ajudando na catequese do povo para a dignidade e valor destes meios de salvação.


Antes dos encaminhamentos finais, os participantes acompanharam as orientações diocesanas para administração das paróquias e capelas. As informações quanto a repasses, porcentagens, personalidades jurídicas e fiscais demonstraram, mais significativamente, a importância do cuidado com os recursos da comunidade, bem como, da transparência das prestações de contas, seguindo sempre as exigências da Lei e as normas diocesanas. A assembleia foi concluída com os informes paroquiais.
Colaboração: PASCOM Assaré