FESTAS DE PADROEIRO AQUECEM E ANIMAM AS COMUNIDADES NESTE FIM DE ANO

Desde meados de novembro e durante quase todo mês de dezembro, seis (06) comunidades realizaram de forma hibrida as festas de seus padroeiros. Com os cuidados necessários e ainda sem toda a tradicional programação que costumeiramente se fazia, as mesmas inovaram e priorizaram a dimensão espiritual como forma de reavivar a fé do povo de Deus, nos festejos aos seus padroeiros. A novidade significativa vem da comunidade da Várzea Comprida, que, pela primeira vez, após a definição da padroeira, realizou a Festa em honra a Santa Luzia. Devoção, animação e participação marcaram as festividades patronais nas comunidades de nossa paróquia.


NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


As comunidades do Baixio Grande e Bezerra dos Macieis celebraram sua padroeira entre os dias 18 e 27 de Novembro, com missas e novenários. Atentos aos cuidados contra a Covid-19, somente a segunda, realizou o tríduo, enquanto a primeira, seguiu a programação das nove noites e acolheu as comunidades vizinhas.





IMACULADA CONCEIÇÃO


Tamboril e Barreiro dos Alcântara festejaram de 29 de novembro a 08 de dezembro a Imaculada Conceição de Maria. Ambas as comunidades fizeram o novenário com a participação de noitários e visitantes. O destaque para segunda comunidade, vem do protagonismo do Conselho de Pastoral Comunitário - CPC, recém criado, que assumiu a vanguarda da organização e preparação da festa na comunidade.






SANTA LUZIA


Sendo a primeira comunidade a ter a Santa como padroeira, a Várzea Comprida, depois de um processo de reflexão sobre a capela da comunidade e o(a) padroeiro(a) celebrou de 04 a 13 de dezembro o novenário em honra a santa protetora da vista. Mesmo sem a capela, os exercícios devocionais foram realizados no colégio da localidade com a participação das comunidades vizinhas e grande parte dos moradores locais.





SAGRADA FAMÍLIA


Na noite de ontem (18) foi a vez da comunidade do Bairro José Dodô dar início a Festa da Sagrada Família. Este ano os festejos devem ser conclusos no dia 26 próximo, dia em que a Igreja celebra Jesus, Maria e José, como exemplo de família sagrada e missionária. Neste período, além do novenário que é realizado na calçada da capela, as missas dominicais e da graça (quinta feira) serão rezadas na comunidade.


Colaboração: PASCOM Assaré