EM PREPARAÇÃO PARA O NATAL PARÓQUIA PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE A NOVENA

Com a conclusão do ano litúrgico que acontece na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, a paróquia de Assaré realizou neste último sábado (20) uma formação com os leigos e leigas, lideranças das comunidades e membros de Conselho Comunitário de Pastoral - CCP, acerca da celebração da Novena de Natal em família. O pároco, Pe. Lindoval Silva, acredita que a realização desta atividade em preparação para as celebrações natalinas são de suma importância para a retomada da identidade missionária da paróquia, onde os agentes de pastorais, leigos e leigas, são convidados à retomarem, com segurança, a missão de discípulos e missionários de Jesus.

Na abertura conduzida pelo então coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral - CPP, Luciano Lima, o mesmo afirmou que o momento é, de fato, propício e adequado para a retomada das atividades missionárias com as famílias. Tendo participado, parcialmente, do Seminário Diocesano sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023, realizado em Crato, nos dias 19 e 20 de novembro, Luciano aproveitou a oportunidade para um breve repasse do significado e relevância do sínodo, que convoca a igreja universal a refletir a se abrir a plena comunhão, participação e missão. Logo a seguir, utilizando o subsídio proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, à nível nacional, foi feito um estudo e o repasse das orientações para a celebração das novenas, que se concretizam em nove encontros, considerando as medidas de segurança sanitária e a realidade de cada localidade representada que irá celebrar.

Por fim, definiu-se que as novenas serão iniciadas a partir de 1º de Dezembro nas famílias, e conclusas, com o último encontro, nas capelas e na Igreja Matriz.