COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO: PARÓQUIA REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE 2022


Após diversos impasses foi realizada na manhã deste sábado (02) a Assembleia Paroquial de 2022. O evento que anualmente é proposto como dinâmica pastoral de avaliação e planejamento somente pôde ser realizado no início deste mês de abril em virtude da pandemia e outras dificuldades. Com a participação massiva das lideranças das comunidades, dos movimentos e pastorais a pauta do encontro se voltou para os seguintes pontos: a Catequese com a pedagogia catecumenal, o Sínodo dos Bispos (fase diocesana) e, o Plano Diocesano de Pastoral, na perspectiva da renovação do Conselho Paroquial de Pastoral - CPP. O pároco, Pe. Lindoval Silva, conduziu os trabalhos com a assessoria dos estagiários; Phellipe Jardel e Felipe Tavares, este último estagiando na Paróquia de Santa Tereza de Jesus, em Altaneira.


"A catequese não é mais aquela que se detém ao espaço de tempo cronológico, com tempo para começar e tempo para terminar com a celebração de primeira eucaristia no fim do ano. O processo é permanente pois a iniciação da vida cristã é, justamente, para se ter uma vida cristã. A pessoa que passa por esse processo e que acolhe com amor esta iniciação, possui grandes chances de ser um verdadeiro cristão. Por isso, os sacramentos da eucaristia e da crisma não são algo esporádico ou evento específico, são meios de salvação que a Igreja oferece para aqueles que buscam a experiência real e permanente com Jesus.", iniciou Phellipe Jardel, no primeiro momento da Assembleia, expondo a importância de se compreender essa dinâmica nova do processo catequético na paróquia.


Em seguida, o, até então, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral - CPP, Luciano Lima, apresentou o Plano Diocesano de Pastoral e a organização dos pilares (Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária), como proposta estrutural para ação evangelizadora da igreja, em comunhão com a Diocese e CNBB. Após esse momento, leu a carta de renúncia da função que exerceu desde 2017, quando da primeira composição do conselho, e procedeu com o processo de renovação da coordenação por meio de eleição simples. Com a indicação do pároco e aprovação dos membros presentes a nova coordenação foi eleita e empossada para o quadriênio 2022-2026, com a seguinte composição: Presidente: Pe. Lindoval Silva; Vice Presidente/Coordenadora: Anúzia Gomes; 1ª Secretária: Carina Rodrigues; e, 2ª Secretária: Cirlaedna Pereira. O conselho ainda terá a indicação de dois membros do Conselho de Assuntos Econômicos - CAE da paróquia e, mais um de livre escolha do pároco.


Concluindo a pauta, o estagiário Felipe Tavares, tratou das orientações para a escuta sinodal na paróquia como atividade da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, ficando definido o cronograma de encontros por grupos e as datas da elaboração da síntese paroquial e entrega à diocese. Por fim, o pároco fez os informes quanto a realização da Semana Santa, Mês de Maio, ações da Pastoral do Dízimo e Festas de Padroeiros das comunidades.






Colaboração: PASCOM Assaré