COM "TERÇAS MISSIONÁRIAS" PASTORAL DO DÍZIMO RETOMA ATIVIDADES NAS RUAS

Aconteceu na noite da última terça feira (07), na Rua Saul Sampaio Muniz, na comunidade da Serra da Ema, a retomada da atividade de acompanhamento e mobilização acerca da conscientização e importância participativa dos fiéis católicos junto à Pastoral do Dízimo. A iniciativa teve início em meados do ano 2016, com o então pároco, Pe. Ronaldo Oliveira, que inspirado na experiência exitosa da Paróquia da Imaculada Conceição de Farias Brito, motivou a utilização da mesma dinâmica para a assistência e acompanhamento aos dizimistas. Agora, intitulada, de "terça missionária" a missão continua com o mesmo objetivo, isto é, levar a formação às pessoas sobre a existência do dízimo como experiência de fé, motivar o acompanhamento familiar por meio das visitas missionárias, além de estabelecer o canal de comunicação entre a paróquia e as comunidades no atendimento pastoral.

Sob a condução do pároco, Pe. Lindoval Silva, e apoio da equipe paroquial da Pastoral do Dízimo, o encontro versou especificamente sobre participação e corresponsabilidade dos cristãos católicos com seu dízimo, no processo de evangelização. Fundamento nas Sagradas Escrituras a prática de devolver ou consagrar o dízimo a Deus advém desde o antigo testamento e se torna claro nas palavras de São Paulo quando diz: "Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" (2Cor, 9, 7). Assim sendo, a formação proposta também tratou sobre a aplicação dos recursos nas dimensões que o dízimo alcança, a diferença entre ofertas e dízimo, a importância e apresentação da organização paroquial da pastoral e gestão do dízimo, além de proporcionar aos fiéis a possibilidade de tirarem suas dúvidas sobre o tema.

Por fim, e com parte da metodologia, foram eleitas pela própria comunidade as missionárias que farão o acompanhamento das famílias dizimistas, com visitas e sendo ponte de comunicação entre a Igreja e os fiéis. A cada terça feira a missão continuará em um rua de algum bairro da cidade.