No dia 23 de novembro acontecerá mais uma tradicional Missa do Dia da Consciência Negra em Assaré, que acontece na Casa do Infincado, localizada no Distrito de Genezaré. Este momento o objetivo de manter viva a cultura e memória dos negros, pessoas fundamentais e importantes para a construção e formação do nosso país.
A Missa a ser realizada entra na sua 10ª edição. Iniciaremos uma acolhida a todos os presentes a partir das 7:00 horas com grupos de manifestações culturais afro descendentes e logo em seguida haverá a celebração da missa pelo padre Vileci Vidal, as 08 h da manhã. Após a missa teremos o lançamento do Cordel “Maria Antonieta” de autoria do Poeta Daniel Gonçalves, e continuaremos na programação com apresentações e projetos culturais apoiados pela SECULT/ASSARÉ, a saber:
LANÇAMENTO DO CORDEL “MARIA ANTONIETA”;
APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE MANEIRO-PAU;
RODA DE CAPOEIRA;
GRUPO DE CANTIGAS DE RODAS,
PEÇAS TEATRAIS DAS ESCOLAS PARTICIPANTES;
LANCHE PARA TODOS.]
O evento é organizado pela CTP – Comissão Pastoral da Terra, pelo Padre Vileci Vidal, membro nato da Pastoral, pela Comunidade de Genezaré, pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Neco da Costa, professora Cidália e seus familiares, seu Hélio Rodrigues proprietário da Fazenda do Infincado e de toda a comunidade circunvizinha com o total apoio da Gestão Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município.
A missa para comemorar o dia DA CONSCIÊNCIA NEGRA foi idealizada pelo Padre VILECI VIDAL, membro da CPT (Comissão da Pastoral da Terra). A Fazenda do Infincado foi escolhida porque foi nela onde se registrou a maior concentração de escravos serviçais (domésticos) do Município de Assaré. Segundo Padre Vileci, o objetivo maior das comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA na Fazenda do Infincado é chamar a atenção de toda a comunidade assareense e circunvizinha para duas situações de agressão aos direitos humanos que ainda persistem, que são: a segregação racial pela discriminação sobre negros e índios, que ainda hoje não tiveram seus problemas amenizados por políticas públicas e a escravidão que continua nas áreas de latifúndios em vários estados brasileiros.
Salienta-se, ainda, que a Secretaria de Cultura de Assaré firmou uma parceria com o Padre Vileci para que tudo aconteça da melhor maneira possível.
Venha participar desse grande momento de fé e cultura no nosso município! Fonte: Secult Assaré